Mesmo que eu frequentasse a igreja, meu conflito com o pecado se tornou pior com o passar  dos dias, sendo incapaz de sair do status humano na terra como pecador. “Será que realmente eu poderei ir para o céu? Será que sou realmente uma pessoa salva?” Quando eu me fazia essas perguntas, nunca houve uma única vez que eu pudesse confiar em mim mesmo. Naquele tempo eu senti que: “o Senhor logo virá”, mas eu sabia que se Deus viesse, mesmo que fosse hoje, não seria impossível para eu escapar das portas do inferno. Então, minha mente nunca ficava em paz. Mesmo que eu tentasse repetidamente lavar os meus pecados por meio do arrependimento, ele continuava a permanecer no meu coração, e trouxe-me constrangimento.

Certa vez, durante um culto, fui ao orador e sinceramente aproveitei para receber aconselhamento espiritual. Eu perguntei: “Pastor, eu sou um pecador, o que devo fazer?”

“Arrependa-se”, foi tudo o que ele disse.

“Pastor, eu já confessei e me arrependi de coração, mas ainda estou em conflito devido ao pecado em meu coração.”

“Então você tem que dar os frutos do seu arrependimento.”

“Pastor, como posso frutificar tais frutos de arrependimento?”

“Vá àqueles para os quais você mentiu e confesse a eles. Além disso, vá para aqueles de quem você roubou e os compense, assim, também, volte e se desculpe por todo o mal que você fez.”

Assim que ouvi isso, pensei: “Ah, não há esperança para mim. Eu menti para tantas pessoas. Como posso voltar e encontrar todos com quem preciso me desculpar? Eu realmente não posso fazer isso. Eu enganei tantos para conseguir o que eu queria; não posso saber onde estão todos. Parece que estou indo para o inferno. Acho que não sou um dos escolhidos.”

Não havia um caminho real para mim. Eu sempre me perguntava: “Já que eu vou para o inferno de qualquer maneira, eu deveria viver minha vida bebendo e pecando com o resto do mundo?” Mesmo que eu considerasse isso, eu estava com muito medo de fazer isso. Não havia caminho, e muito pecado… não importava o quanto eu tentasse escapar de tudo isso, eu não sabia o que tinha que fazer para limpar meus pecados.

Enquanto eu lutava contra isso, comecei a ser voluntário na igreja. Minha igreja era muito pequena, e estava sempre precisando de algumas ajudas. Cada chance que eu tinha, eu lavava os trapos, e com eles limpava o chão da igreja. A luz se apagava com tanta frequência devido às más conexões elétricas, e por isso usamos uma lâmpada. Eu varria a fuligem que havia nas lâmpadas, bem como as janelas, e tirei as teias de aranha do teto, e organizei os canteiros de flores … Continuei a fazer tudo isso de todo o coração.

Um dia, o banheiro estava transbordando na igreja, e não havia uma única pessoa que o arrumasse. Eu nunca havia consertado um banheiro antes na minha vida. Pensei: “Se eu arrumar isto, serei abençoado por Deus”, e assim naquela amarga manhã de inverno após o culto, quando não havia ninguém por perto, eu secretamente fui limpar todo o banheiro. Depois de fazer algo assim, muitas vezes me senti um pouco mais tranquilo e feliz comigo mesmo, mas apenas naquele momento. Foi por causa do que eu fiz que eu estava feliz, mas o problema no meu coração não foi resolvido. E assim, meu coração voltaria ao seu estado conturbado anterior.

Houve um tempo em que alguém montou um campanário de metal na área de serviço. No entanto, ele teve que ser pintado depois de montado e montado para exibição. Não havia ninguém que subisse até o topo da estátua para pintá-la. Eu me ofereci para fazer isso. Pensando que se eu caísse do campanário enquanto pintava, Deus provavelmente me veria de uma forma mais favorável, porque eu morri fazendo o Seu trabalho. Devido a esse pensamento, subi ao topo da casa do sino, segurando-o com uma mão, enquanto pintava com a outra. Passei o dia inteiro pintando aquela casa do sino. Enquanto eu pintava, olhei para baixo e vi o piso de cimento firme embaixo, e muitas vezes me perguntei: “Se eu pular daqui e morrer, eu iria para o céu? Não seria melhor morrer dessa maneira, enquanto faço a obra de Deus, do que morrer fazendo coisas más? Devo simplesmente largar e morrer?”

Embora eu fosse voluntário na igreja, ainda não tinha paz no coração; e fui incapaz de obter a certeza da minha salvação do pecado. Eu não pude deixar de suspirar e lamentar quando me vi aprofundar cada vez mais fundo no pecado, não importando o quanto eu chorasse e me arrependesse. Então um dia eu disse a mim mesmo: “Eu deveria parar de ir à igreja. Não adianta. Se eu for para o inferno de qualquer forma, eu devo parar de frequentar a igreja!”

Com isso em mente, fui ver meu pastor pela última vez. Eu me lembro de ser uma tarde de sábado já tarde. “Pastor, eu realmente quero ser salvo do pecado. Enquanto eu frequentava a escola em Seul, eu cometi esses pecados e esses tipos de atos perversos. Pastor, o que eu tenho que fazer para limpar o pecado que eu tenho?” Eu sinceramente perguntei ao pastor. Sua resposta … Ainda me lembro até hoje.

“Sr. Park, todo mundo é assim na juventude. Eu tenho duas filhas frequentando a escola em Taegu, e eu nem sei o que elas podem estar fazendo lá. Eu não posso te dizer que minhas filhas, que estão longe em casa, não estão cometendo os mesmos pecados que você. Portanto, Senhor Park, quanto mais você pecar, mais diligentemente  deve crer no Senhor.”

Naquela noite, ao deixar a casa do pastor, decidi: “Não adianta; vou parar de frequentar a igreja”. O Pastor me tratou bem e estava sempre presente para mim, mas quando eu fui diante dele com meus problemas de pecado, ele não me deu a menor ajuda sobre como eu poderia me livrar do pecado. Ele nunca falou sobre o sangue de Jesus Cristo nem a oferta pelo pecado. Tudo o que ele tentou fazer foi consolar meu coração como um amigo, e me manter confiando na igreja. O pastor nunca falou das palavras que permitiriam que meu coração fosse curado e que eu fosse purificado do pecado em meu coração. Eu estava desanimado. A disparidade que senti foi diferente da decepção que muitos frequentadores de igreja sentem hoje quando veem a irracionalidade em seus ministros. Quando frequentei a igreja, não encontramos um único absurdo ou algo errado neles. Naquela época, os pastores eram muito morais e possuíam corações sinceros. Eles sacrificaram suas vidas, vivendo em situações difíceis, ajudando os pobres. Eles eram pastores que viviam vidas muito limpas e respeitáveis. No entanto, nem um único pastor poderia apresentar diante de nós “as palavras que revelaram o caminho para limpar nossos pecados e nos tornarmos nascidos de novo”, para nos despertar e nos conectar com Jesus Cristo.

Então eu simplesmente acreditei, e se eu pecasse eu me arrependesse… Eu fui levado a crer nos ensinamentos, e que se eu aceitasse Deus dessa maneira, minha fé cresceria. É por isso que, sem a ajuda de um pastor, tentei resolver meus problemas espirituais sozinho. Mais uma vez orei a Deus. Foi quando percebi uma coisa. Eu percebi que o sangue que Jesus derramou na cruz foi derramado por nós.

Mas foi durante esse único avivamento, em que o pastor que falava, disse: ‘Se você for salvo dos seus pecados, não se lembrará mais deles. Ser capaz de lembrar deles é porque eles não foram perdoados. Depois de ouvir essas palavras, mais uma vez caí no pecado. Jesus morreu na cruz pelos meus pecados e os perdoou, mas eu ainda me lembrava deles. Os meus pecados foram realmente perdoados ou não? É claro que naquela época eu não sabia muito sobre a Bíblia, mas, se olhar para trás, percebo que fui muito ignorante. É certo que eu cometi pecados, mas como alguém não pode mais se lembrar deles apenas recebendo a salvação? Mas foi o Senhor que não mais se lembrou, não eu. O pastor, que tinha dito que para ser salvo você não deveria ser capaz de se lembrar dos seus pecados, era irresponsável com as palavras que ele pregava, e eu apenas a aceitei de maneira ingênua. Então, embora Jesus já tivesse morrido na cruz pelos meus pecados, eu ainda sentia dor porque me lembrava deles.

Eu queria resolver esse problema, então decidi frequentar a igreja e orar. Na nossa igreja, tivemos reuniões aos domingos, quartas e sextas-feiras; os sábados eram para o ensaio do coral e treinamento para os professores da Escola Dominical. A área de serviço estava vazia às terças e quintas à noite, quando eu desligava todas as luzes e orava diante do Senhor até tarde da noite. “Senhor, perdoe-me os meus pecados. Se os meus pecados foram perdoados, tranquilize-me com apenas uma palavra.” Eu orei ao Senhor com um coração sincero. Enquanto eu orava, eu inclinava meu ouvido para o teto, na esperança de ouvir a Sua voz, mas tudo o que ouvi foi a batucada das patas, enquanto os ratos corriam pelo teto. Cada vez eu pensava: “Deus me abandonou. Embora eu ore sinceramente, embora eu O busque, Deus não escuta as orações de um pecador como eu. Ele me abandonou!”

Eu caí cada vez mais fundo no desespero.Foi em 1962, quando eu tinha dezenove anos e tinha chegado à última gota. Quando eu penso naquele períod, ainda me causa dor de cabeça. Eu passei por tantas dificuldades, que nem quero olhar para trás. Deus me amou e bloqueou todos os meus caminhos para me levar à salvação. Não só não pude mais continuar a estudar, como não consegui emprego e, como último recurso, alistei-me no exército, mas não consegui no exame físico. Nada correu conforme o planejado. Como eu fazia as coisas acreditando que eu poderia realizá-las, eu me encontrei continuamente falhando, e pensei: ‘Oh, eu sou tão estúpido! Eu sou tão chato! Eu comecei a me odiar. Eu me odiava por tentar parecer inteligente na frente dos outros, quando realmente não havia uma única coisa que eu pudesse fazer certo. Eu odiava meu eu imundo, miserável e grosseiro. Eu realmente passei meus dias me desprezando. Olhando para trás, eu entendo que tudo era apenas parte das dores do parto dentro do processo de receber a salvação. Não sabendo disso na época, passei cada dia em desespero. Mas um dia, a incrível graça de Deus estava me esperando.

Foi no dia 7 de outubro de 1962, numa manhã de domingo. Como sempre, levantei-me naquela manhã e fui à igreja e arrependi-me de meus pecados perante o Senhor.

“Senhor, como eu cometi tais pecados? Por favor, me perdoe. Eu sou apenas um ser humano imundo. Por favor, tenha misericórdia de mim.”

Era raro que jovens como eu participassem de orações matinais. A maioria daqueles que vieram à igreja de manhã cedo eram os idosos. Mas meus pecados me impediram de ter uma boa noite de sono, então eu fui à igreja mais cedo do que os outros e toquei os sinos da igreja. Depois de tocar o sino, me ajoelhei e me arrependi até os outros chegarem. Quando as pessoas entraram na igreja, parei de orar, constrangido por me arrepender diante dos outros e fui avisar o pastor que era hora de começar o culto.

Naquela época, não havia despertadores, e o Pastor geralmente dormia tarde da noite, o que dificultava que ele acordasse pela manhã. No entanto, ele acordava quando eu o chamava. Depois que a reunião de oração terminava e todos iam embora, eu ficava lá e continuava a confessar os meus pecados. Depois que eu pequei, confessei, eu pequei e confessei repetidas vezes. Eu não pude erguer o rosto diante de Deus. Chegou ao ponto em que fiquei tão envergonhado que nem conseguia mais orar. No entanto, não tive outra escolha a não ser continuar orando.

Naquela manhã, como sempre, comecei a confessar meus pecados um por um. “Deus, eu cometi um pecado. Este é o mal que eu tinha feito. Eu menti de tal e tal maneira …” Ao confessar minhas iniquidades uma a uma, o número de pecados que cometi se multiplicou quando eu os atraí para memória. Foi assim que percebi que era um pecador maior do que poderia imaginar. A culpa dentro de mim cresceu.